quarta-feira, 1 de agosto de 2018

atemoia no pomar, dicas


Nome botânico: Annona  atemoya
Nome popular: atemóia
Família Annonaceae
Origem: América do Sul Tropical, nos países Peru, Equador e Colômbia



Atemoia é pouco conhecida, mas muito saborosa e cheia de benefícios para a saúde


Conheça os benefícios da atemoia:


Clima:
A fruta adapta-se a diferentes condições climáticas, herança das características da cherimóia, que frutifica nas regiões andinas da América do Sul, e da fruta-do-conde, encontrada em locais onde os termômetros marcam graus mais elevados. Contudo, proteja a plantação de geadas, com a opção de plantio nas partes mais altas do terreno.


solo:

A atemóia adapta-se a vários tipos de solos, porém os recomendados são aqueles profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se procurar corrigir o pH da terra entre 5,0 e 6,0. O produtor pode simplificar seu trabalho iniciando a plantação com mudas enxertada.



tamanho:


É uma árvore de pequeno porte (4 a 5m de altura), com folhas de 6 a 7cm de comprimento, flores amarelo-esverdeadas, isoladas ou em cachos de 2 a 4. Os frutos são formados por numerosas protuberâncias, correspondentes às sementes. A polpa é branca ou creme, macia, doce e nutritiva; (b) Annona reticulata L. (condessa ou coração de boi): árvore mais vigorosa (6 a 7m de altura) e folhas mais largas que aquelas da fruta-do-conde, sendo desprovidas de pêlo, ao contrário dessa espécie. Os frutos são grandes, de casca lisa, polpa creme, pouco adocicada e de textura grosseira. Essas espécies originam-se da América Tropical. (c) Híbrido de anonas (A. cherimolia Mill. x A. squamosa L.) denominado atemóia, que apresenta características das duas espécies, com requisitos climáticos semelhantes à fruta-do-conde. Os frutos variam de 150 a 750g, têm a casca levemente rugosa e apresentam polpa mais saborosa e maior proporção polpa/semente que aqueles da fruta-do-conde. Todas perdem as folhas no inverno.
Fonte em 20/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário