Aula, cuidado e manutenção da grama no inverno.


...

...

Aula:
Cuidado e manutenção da grama no inverno
projeto: aula






clipe: com a aula


Então é inverno, o gramado esta com seu crescimento muito reduzido como provavelmente você fez o “tratamento de outono” , se você não viu, então sugiro que veja pra que possa acompanhar todo o tratamento e cuidado na manutenção do gramado, desde o inicio, que é no Outono  e agora no inverno nós vamos continuar o tratamento do gramado a partir de então;
Esta é a segunda fase do tratamento
Depois de limpa das pragas e erva daninha, o gramado precisa ser preparado para a primavera e verão, (estações em que a grama estará  desperta ), então nós vamos fazer a correção, adubação e nivelamento do solo e inicialmente conferir o ph da terra, que deverá estar em torno de seis.
  
Feito isso se for necessário,  Calcário, pra elevar o ph, como também agua de sabão do tanque, ou maquina de lavar, cinza ;e pra abaixar o enxofre .
O nivelamento
Se faz com o uso de uma régua pra conferir e esticar a terra sobre o gramado não faça uma correção de nível  muito espeça de uma só vez, pra não comprometer a brotação. A cobertura, com uma camada de cerca de 1 a 1,5 cm composta por uma mistura de 40% de terra 30% de areia e 20% de material orgânico, 10% com cinza, com um pH em torno de 6,0.



A fertilização.

Existem duas formas a tradicional, e a eco-ciente então segue os dois formatos.

No formato tradicional:

Um pé de grama é constituído por 85 % de água.
Assim pode imaginar o quanto é importante a água para um gramado.
Na semana que não chover regue o seu gramado.

Em apenas um metro quadrado, crescem cerca de mil pés de grama.
Portanto, fertilize o seu gramado pelo menos no final do inverno, e no final do Verão.

Para isso, use como cobertura, ou regue com alimento solúvel para gramados (phostrogen), duas medidas em cada 5 Its de água.
Se preferir, use NPK de fórmula 20-10-10 ou aproximada, à razão de 50 gramas por metro quadrado.
Em qualquer caso, regue generosamente a seguir.



No formato Eco-ciente.

Quanto à fertilização,  deve-se pensar que em 1 m2 de gramado existem cerca de 1000 pés de grama, se considerarmos que as gramíneas possuem raízes fasciculadas e relativamente superficiais e, ainda por cima, precisam disputar os outros nutrientes do solo com outras plantas do jardim.
Certamente entende-se por que a necessidade de fertiliza-los periodicamente.
Dentre todos os nutrientes existentes, apenas 17 são considerados essenciais à planta, eles são divididos em macro e micronutrientes:
Geralmente na forma de cátions e ou ânions, que podem ser fornecidas ao solo por meio de adubação, sendo a mais recomendável a orgânica, pois minimiza os impactos ambientais, no Brasil a melhor época para esta adubação é o inverno dos meses de junho a agosto .
Sendo que nesta estação e altamente recomendável realizar-se uma adubação de cobertura, com uma camada de cerca de 1 a 1,5 cm composta por uma mistura de 40% de terra 30% de areia e 20% de material orgânico,10% com cinza, com um pH em torno de 6,0.
Feito isso, uma boa rega por semana é melhor que  03 pequenas regas, que podem apodrecer as raízes, endurecer e empobrecer o solo,... mas são casos que devera ser considerados na hora de se fazer um diagnostico pelo profissional encarregado da manutenção.
A poda deve ser mínima somente o suficiente para nivelar o gramado, lembre se que a grama esta hibernando e não vai crescer rápido e poderá ficar exposta á entrada de sementes de pragas e muito baixa pode endurecer os talos e ficar dura ao pisar, a grama é uma extensão do tapete do lar, e é pra ser um prazer toca-la com os pés, então ser macia é um dos seus predicados, use sempre uma lamina bem afiada pra não “mastigar” o gramado e tenha muito amor, pois você está como um artista  a manusear o paraíso, onde você monta o tablado e a natureza faz o resto seja seu hobby ou rotina sinta a comunhão de estar em contato intimo com a natureza de uma forma tão bela, ...e seja um agraciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário